sábado, 22 de janeiro de 2011

Férias - Décima parada: Porto Seguro (BA) - PARTE II

Porto Seguro não é só beleza, não! É também muita cultura. Por lá, tivemos a oportunidade de visitar o Memorial do Descobrimento. Muito lindo, vale a pena!


Essa aí é a fachada do Memorial. Pose para as fotos é de lei. A entrada do Memorial custa R$ 8 (preço em 2011) por pessoa e crianças até 12 anos acompanhadas de adulto não pagam. Você ganha um folder com informações sobre Pedro Álvares Cabral e espera um dos guias mirins para acompanhá-lo, ninguém pode entrar sozinho. É um lugar muito bonito, com muitas plantas. Há 3 ambientes para visitação: um salão em homenagem aos portugueses com objetos e mapas, uma oca com artigos indígenas (bem mais organizada que o museu de Coroa Vermelha) e o mais interessante principalmente para as crianças, a réplica da Nau Capitânia.


Os guias do Memorial ao contarem passagens de nossa História acabam explicando pormenores que não aprendemos nas escolas. Um exemplo é o tamanho das embarcações utilizadas por Cabral que possuíam cerca de 30metros de comprimento. O Memorial também mostra a caravela tal qual foi construída pelos portugueses. 


No porão, eram armazenados caixotes e sacos. Traziam vinho, água, azeite e comida que era ingerida estragada devido à falta de conservação. Aí entravam os condimentos que eram usados abundantemente para disfarçar o gosto e o odor da comida putrefata. Essa carga era armazenada em ambos os lados do porão, além de um farto carregamento de pedras cuja finalidade era dar equilíbrio à embarcação. No meio desse empilhamento sobrava um estreito caminho onde a tripulação dormia revezando-se de quatro em quatro horas. Essas embarcações não possuiam banheiro; assim sendo, para as necessidades fisiológicas os mais tímidos se utilizavam de baldes cujo conteúdo era posteriormente lançado ao mar.






Esse é o quarto do Cabral - capitão da esquadra




 








Nenhum comentário:

Postar um comentário