quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Lagoa Dourada

Essa pequenina cidade localizada próxima a São João Del Rey tem muita história pra contar. Érik morou lá por um ano e meio quase. Teve que ir para trabalhar quando passou no Concurso do Banco do Brasil e dividiu durante todo esse tempo seus dias com Juiz de Fora. Ludmila ficou e recém-casados se viam apenas aos finais de semana. Toda sexta-feira Érik ia para JF e voltava na segunda-feira pela manhãzinha. Foram tempos difíceis esses, mas as recompensas hão de vir.


Aqui, a foto do Parque de Exposições de Lagoa Dourada, muito famosa pelos seus deliciosos rocamboles.


Casa que o Érik morou na república formada por mais dois colegas de trabalho.


A primeira agência que o Érik trabalhou foi essa de Lagoa Dourada.


De seu passado colonial, Lagoa Dourada preserva, na sede, alguns casarões e igrejas com expressivos fragmentos da arte colonial mineira. O acervo de imaginária é notável. A Igreja Matriz de Santo Antônio (foto) e a Igreja do Senhor Bom Jesus compõem o tradicional cenário urbano das gostosas cidades do interior de Minas. Acompanhando a subida para a Igreja do Senhor Bom Jesus, estão painéis com os passos da Via Sacra aplicados em graciosas muretas construídas  de tijolinhos. Na Semana Santa, comunidade e visitantes participam ali dos rituais religiosos da Paixão de Cristo.    


Aqui a Pousada da Dona Aidê. Por aqui o Érik morou também um bom período antes de formar a República com o pessoal do banco.

Ao se aproximar de Lagoa Dourada, o viajante irá perceber inúmeras placas às margens da estrada com propagandas de rocamboles. Existe “o Legítimo”, “o Tradicional”, “o Delicioso”, “o Rei do Rocambole” e o “Rocambole e Cia.”.  Lagoa Dourada, que tem sua fundação ligada ao descobrimento do ouro pelo bandeirante Oliveira Leitão em 1625, se tornou conhecida como “a capital do rocambole”. São muitos os pontos que vendem o doce, que pode ser encontrado em diversos sabores: além do tradicional, recheado com doce de leite, há a opção de goiabada, chocolate, e doce de leite com coco, ameixa, ou maracujá. Uma delícia!


3 comentários: