quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A beleza arquitetônica e as praias de Paraty

Acordamos, olhamos um para o outro e ... "vamos dar um passeio?". Foi assim que a ida à Paraty se tornou realidade. Mais um feriadão daqueles e nada de ficar em Muriaé. Com pique e empolgação total, arrumamos nossas malas e pegamos a estrada mais uma vez.


Ao chegar na cidade o Portal com as orientações turísticas: fotos, sugestões de hotéis e pousadas, restaurantes, pontos turísticos. Por aqui você fica sabendo de tudo que a cidade oferece.

Paraty é uma bela cidade colonial considerada Patrimônio Histórico Nacional. O local preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.  Passear pelo Centro Histórico de Paraty é entrar em outra época, onde o caminhar é vagaroso devido às pedras "pés-de-moleque" de suas ruas. As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes nos levam a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente.


Antes de passar por Paraty, conhecemos a Vila Histórica de Mambucada, é bem no caminho, depois de Angra dos Reis. Paramos um pouquinho e registramos algumas fotos para a posteridade...



Visão da Usina de Angra dos Reis.... Muito interessante. A Angra II ainda estava em construção.

Mas... voltando a Paraty


A cidade é bastante acolhedora e linda! De Muriaé a Paraty, de carro, você deve gastar cerca de 500 quilômetros, umas seis horas de viagem. Indo bem devagar e com calma, dá pra chegar de dia se sair bem cedinho, como nós fizemos.


O centro histórico possui trinta e um quarteirões (antigamente havia trinta e três quarteirões: ao lado da matriz, onde hoje há um estacionamento, haviam três grandes sobrados formando um quarteirão (no sobrado do meio funcionava desde 1667, a Câmara, Conselho e Cadeia Pública) e, a rua Santa Rita continuava até a rua Domingo Gonçalves Dias, formando mais um quarteirão), quatro praças (Bandeira, Santa Rita, Matriz e Rosário) e uma área de terreno destinada a eventos e estacionamentos. Contando com as ruas que margeiam o centro histórico, existem oito ruas no sentido norte/sul e seis ruas no sentido leste/oeste (sete se considerar a pequena rua do Fogo).



Em frente a cada casa há um passeio de aproximadamente um metro, normalmente formado por grandes pedras retangulares colocadas perpendicularmente às paredes das casas. As ruas possuem uma depressão ao meio fio, de forma a escoar água da chuva e permitir a invasão de marés mais altas, motivo pelo qual as casas foram construídas pelo menos trinta centímetros acima do nível da rua. Permitir a entrada do mar pelas ruas era uma forma natural de manter a cidade limpa.



No dia que nós fomos não tivemos muita sorte com o tempo, chegou a chover um pouco, mas depois parou. O dia ficou nublado, mas ainda assim a beleza do local nos encanta ... Fomos procurar um passeio de escuna.



As ruas todas em pedra com poças d´água em função da chuva que caiu.



Pose para uma foto com esse moço que fica por lá e ganhava uns trocadinho .... Além dele, tinham outras figuras caricatas ganhando o pão de cada dia com os turistas....


Bem, o tempo estava nublado, mas nós fomos assim mesmo. Os passeios de escuna são famosos em Paraty. É através deles que temos a oportunidade de conhecer as praias ao entorno. 



No passeio de escuna, além de você conhecer praias lindas tem a oportunidade de admirar lindas paisagens




Essa é uma das praias que paramos para relaxar. Os barcos ficam a nossa espera e só vão embora quando todos estão a bordo.







Assista ao vídeo abaixo e admire um pouquinho das belezas que tivemos a oportunidade de conhecer em Paraty. Lugar lindo e muito romântico.


Um comentário: