domingo, 9 de outubro de 2011

Convento Nossa Senhora da Penha


Não é a primeira vez que visitamos Vila Velha (ES) e também não é a primeira vez que vamos ao Convento Nossa Senhora da Penha, mas o mais interessante de nossas voltas a locais ou lugares é que sempre procuramos fazer algo diferente da visita anterior. Assim, nossos passeios ficam sempre agradáveis e nem um pouco cansativos. Neste fim de semana, do dia 08 e 09 de outubro, fomos conhecer mais sobre o Convento. Nessa visita tão emocionante e renovadora para nossa alma, levamos uma companhia muito especial. Minha querida sogra, Aparecida, estava com a gente. Foi uma tarde muito agradável...



É impossível não ver, no alto de um morro de 154 metros, uma das mais belas obras de arquitetura do Brasil colonial e um dos principais monumentos religiosos do estado. O Convento de Nossa Senhora da Penha é um local emocionante. Fomos por volta de 14h30 da tarde.


Ainda não estava cheio, porque a missa estava marcada para às 15h. Geralmente, se você não quiser pegar muito movimento e fila para entrar, é aconselhável escolher os horários em que não ocorrem as missas, para evitar esperar muito pra chegar. 


A vista que temos o privilégio de ver lá de cima passa tanta tranquilidade que não dá vontade de parar de olhar. Tudo muito lindo, obra de Deus, da natureza!


Caminhando pelas dependências do Convento, é possível encontrar inúmeras obras como a imagem da Penha, “Padroeira do Espírito Santo”, que chegou em 1570 encomendada por um Frei. Lá podem ser vistos ainda a imagem de São Francisco e o painel de Nossa Senhora dos Prazeres, este último trazido por Pedro Palácios. Esse painel é a pintura a óleo, de autor desconhecido, tida como a mais antiga existente no Brasil.


Além do lado religioso presente nas obras e nas dezenas de pessoas que oram de joelhos diante do altar, o convento tem uma vista belíssima. De um lado está a cidade de Vila Velha, do outro, Vitória e a Terceira Ponte, que interliga as duas cidades. Ao fundo, o Atlântico calmo, azul e uma distante linha que separa o céu do mar.



Além disso, pode-se visitar o Museu do Convento de Nossa Senhora da Penha, que possui objetos, vestimentas e demais artefatos utilizados pelos primeiros frades; a sala dos milagres fica aberta ao público e são inúmeros os agradecimentos em forma de placas de mármore e bronze, fotos, cartas, próteses, entre outros objetos depositados no local, que traduzem toda a fé do povo brasileiro.

Dessa vez, levamos uma companhia muito especial, minha sogra, Aparecida. Ela nunca tinha ido ao Convento e ficou encantada com a paisagem que pode ser vista lá de cima. Sem contar, o dia que estava lindo!







Horários das missas -  Convento da Penha
Missas: de 2a a 6a feira  06h; 07h; 08h; 09h30 e 15h 
Sábado 06h; 07h30; 09h; 11h e 15h30
Domingo  05h; 07h; 09h; 11h, 14h e 16h
Missa dos enfermos: toda segunda 4a feira do mês às 5 h (no Campinho)
Confissões: diariamente das 08h às 11h e das 14h às 16h30

Outras idas à Vila Velha:



Nenhum comentário:

Postar um comentário